PROJETO DE EXTENSÃO

Junto com as discussões semanais sobre a prática docente dos pibidianos dentro das escolas parceiras ao programa, acontece o projeto de extensão: A EXPERIÊNCIA TEATRAL COMO PRÁTICA DOCENTE NO PIBID, que além de preparar os futuros docentes para esse contato com as escolas, busca explorar essa valorização do se colocar artisticamente dentro desse espaço.

RESUMO

Um dos aspectos marcantes nestes quatro anos e meio de PIBID/UERGS/TEATRO e que nos desafia para os próximos, é a tentativa de elucidar em que medida a experiência artística teatral pode, por si, ser compreendida e aceita enquanto ação educativa. Em busca disto, este projeto foca dois aspectos dessa experiência: primeiro, as abordagens pedagógicas do teatro e sua prática na educação básica (quem faz) e,  segundo,  o valor pedagógico inerente à experiência do espectador teatral (quem vê). Para isso, os pibidianos de teatro do núcleo Artes Visuais e Teatro participarão de oficinas ministradas por bolsistas deste projeto, estudantes do curso de Licenciatura em Teatro que já tenham cursado os componentes curriculares da Metodologia e Prática do Ensino de Teatro I e II e, preferencialmente, um dos Estágios Supervisionados. Essas oficinas acontecerão semanalmente de Abril a Dezembro/2019, nelas os pibidianos adquirirão conhecimento de algumas das abordagens pedagógicas teatrais e as trabalharão de forma prática para posteriormente aplicá-las em projetos nas escolas parceiras do Pibid, bem como, criar cenas teatrais com os alunos para serem apreciadas pela comunidade escolar. Essas ações apontam para um encontro peculiar da escola com o teatro, caracterizado por uma atitude de pesquisa, pela construção coletiva desse conhecimento e, principalmente, pela queda da barreira entre quem vê e quem faz teatro, entre atores e não atores, num encontro livre para a criação.   O objetivo principal é proporcionar aos pibidianos, que em sua grande maioria são alunos iniciantes do curso de Licenciatura em Teatro, um maior conhecimento e reflexão sobre a pedagogia e a docência teatral a fim de que possam estar mais preparados para atuar junto aos alunos da educação básica contribuindo para sensibilizar a comunidade escolar a um olhar renovado para a arte teatral e consequentemente para a vida lá fora. Olhar a arte/teatro, olhar a vida.


• O projeto conta, ainda, com o bolsista Bruno Marques Chrestani, graduando do 8º semestre do curso de Teatro: Licenciatura. 

• Os encontros semanais são relatados e registrados por ele e disponível para leitura e visualização através do Tumblr (site eletrônico): 

https://pibiduergsteatrobrunomarques.tumblr.com/













Nenhum comentário:

Postar um comentário