28 de agosto de 2019

TEXTO ESCRITO PELAS SUPERVISORAS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR JORGE GUILHERME MOOJEN

APRECIAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA MOOJEN

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Jorge Guilherme Moojen, travou um delicado embate para conseguir participar e trazer o PIBID. Almejamos, por muito tempo ser contemplados com o PIBID e no ano passado, conseguimos obter o êxito com a chegada do programa.

No início, ocorreu um estranhamento de ambas as partes, como toda novidade. No decorrer do tempo, fomos nos familiarizando com os Pibidianos e os PIBIDIANOS para com o nosso espaço escolar.

Então, começaram as observações, um período muito importante para que os acadêmicos pudessem se ambientar no contexto Escolar e também para que os aprendizes do Moojen conhecessem esses jovens futuros professores-artistas.

Foi perceptível que os vínculos foram concebidos de forma mais intensa durante o período do recreio pois, era o momento em que os aprendizes se sentiam mais à vontade para estabelecer o diálogo, socializar informações e trocar experiências com os PIBIDIANOS.

Os alunos participantes do PIBID, juntamente conosco, realizaram algumas leituras teórico-pedagógicas, a fim de que contribuíssemos para a elaboração de seus projetos, posteriormente, em grupos os Pibidianos, conheceram a turma da escola para então planejar sua ação.

Nossa escola, abrange o ensino fundamental em suas séries iniciais e finais, e a educação infantil em convênio com a Prefeitura Municipal de Montenegro. Os Pibidianos, puderam escolher entre turmas destas etapas da educação básica para a aplicação de sua prática docente.

Após a aprovação de seus projetos, iniciou a tão esperada iniciação à docência, a aplicação das atividades do projeto, criteriosamente e com muita dedicação, elaboradas pelos talentosos Pibidianos. Neste momento, foi perceptível de inúmeras maneiras que a arte se fez amplamente presente no processo de ensino aprendizagem e de forma indisciplinar, contemplando assim, uma aprendizagem ampla e significativa.

Observamos, durante todo o processo, um amadurecimento e uma maior familiarização destes jovens e futuros professores para com a escola, suas dificuldades e prazeres, aqueles que só são perceptíveis a quem está no cotidiano escolar.

Para o Moojen, o PIBID trouxe ainda mais vida. Em nossa escola, acreditamos que o PIBID seja um programa muito enriquecedor, que desenvolve a ARTE de forma ampla, devendo contemplar sempre as Escolas que ficam à margem, que são as que mais precisam de "UM OUTRO OLHAR". Pela nossa pouca experiência percebemos o quanto foi importante para nossa Escola o PIBID, que fez o Moojen pulsar com um novo movimento, sendo impulsionado para ARTE.

Profs. Alessandra do Amaral Ramos e Vânia Maria Stiehl da Rosa - Supervisoras do Núcleo Arte na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Jorge Guilherme Moojen, Montenegro/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário